Março de 2024 | Exposição

Tempo da Gravura em Anápolis

A Galeria Antônio Sibasolly, em Anápolis, recebe um recorte da exposição "Tempo da Gravura", coletiva do Ateliê Livre de Gravura da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás, que ocorreu em 2023 no Centro Cultural UFG, em Goiânia. Participo com as estampas "Razão de Sambar", de 2019, e "Composição III: templo, semente, gênese", de 2022.

Galeria Antônio Sibasolly
Abertura: 23 de março de 2024, 18h
Anápolis, GO

Setembro-dezembro de 2023 | Universidade | Exposição

Gravura em Foco: 125 Anos da Casa da Boia

As gravuras em maneira-negra "Juntacadáveres", "Ruína" e "Composição I: ruína em 3 partes", acompanhadas de um vídeo mostrando o processo de impressão, estão incluídas na exposição “Gravura em Foco – um recorte da coleção do Gabinete de Estampas da Unicamp”, que acontece na Casa da Boia com curadoria de Sergio Niculitcheff.

Parte da comemoração de 125 anos do estabelecimento comercial que abriga um espaço cultural no centro histórico de São Paulo, a mostra reúne cerca de 50 obras de artistas representativos para a gravura brasileira e que utilizam em seus trabalhos técnicas de gravura em metal, todas pertencentes ao acervo do Gabinete de Estampas do Instituto de Artes da Unicamp.

Paralelamente, no mesmo local, em 26 de outubro, ocorre a mesa-redonda "Maneira-negra: olhares contemporâneos sobre um procedimento tradicional da calcogravura", com mediação do curador e participação de André Berger e Danilo Perillo.

Casa da Boia
Abertura: 14 de setembro, 13h
Visitação: 14/set - 01/dez, segunda a sexta, das 8h00 às 17h45
Rua Florêncio de Abreu, 123
São Paulo, SP

Setembro-novembro de 2023 | Exposição

4ª Bienal Internacional de Gravura de Erevã, Armênia

A gravura em ponta-seca e maneira-negra "Nervoso" está entre os 356 trabalhos de 231 artistas oriundos de 53 países selecionados para a 4ª Bienal Internacional de Gravura de Erevã, na Armênia, organizada pela Fundação KulturDialog Armenien.

A exposição acontece do dia 8 de setembro ao 8 de novembro no Centro Aznavour.

Abril-maio de 2023 | Universidade | Exposição

Coletiva do Ateliê Livre de Gravura da FAV-UFG

Fui convidado a participar da exposição "Tempo da Gravura", coletiva do Ateliê Livre de Gravura da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás, no Centro Cultural UFG, em Goiânia.

Foram expostos 8 trabalhos que produzi entre 2014 e 2022 (“Razão de Sambar”, “Juntacadáveres”, “Composição II: sombra, repouso”, “Casta”, “Ruína”, “Carniça”, “Composição III: templo, semente, gênese” e “Esplendor”) e 3 vídeos mostrando os processos de criação das gravuras.

Centro Cultural UFG
Abertura: 20 de abril de 2023, 19h
Visitação: 25/abr - 12/mai, 2023
Goiânia, GO

Outubro de 2022 | Exposição

7ª Bienal de Artes Gráficas do País Sículo, Romênia

Com eventos no Centro de Artes da Transilvânia e no Museu Szekler de Ciuc, a 7ª Bienal de Artes Gráficas de Székelyföldi, na Romênia, expõe entre as 303 gravuras selecionadas a maneira-negra "Composição III: templo, semente, gênese".

Centro de Arte da Transilvânia e Museu Szekler de Ciuc
Abertura: 6 e 7 de outubro de 2022, 17h
6/out - 26/nov e 7/out - 18/nov, 2022
Sfântu Gheorghe e Miercurea Ciuc

Maio de 2022 | Universidade | Publicação

Revista Verve nº41

A Verve, revista do NU-SOL — Núcleo de Sociabilidade Libertária, do Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais da PUC-SP, completa 20 anos em sua edição nº41. Participo novamente na seção "Intervalos", entre os textos da publicação, com as calcogravuras em maneira-negra "Sombra" (2020) e "Repouso" (2019).

Agosto-outubro de 2021 | Universidade | Exposição

Mostras do Acervo do Gabinete de Estampas da Unicamp

Faço parte das Mostras Parciais do Acervo do Gabinete de Estampas, com a maneira-negra "Juntacadáveres" na exposição "Forma e Transmissão" (de 02 de Agosto a 05 de Setembro na GAIA Virtual, projeto da Galeria de Arte do Instituto de Artes) e como convidado no seminário "Produção e pesquisa em gravura na Unicamp" (6 de outubro às 14h30, no Canal do Instituto de Artes).

Novembro de 2020 | Universidade | Publicação

Revista Verve nº38

A série de desenhos "Primeiras anotações de Goiás" (feitos com extrato de nogueira e ponta de osso sobre papel) foi publicada na sessão "Intervalos", entre os textos da Verve nº38, Revista do NU-SOL — Núcleo de Sociabilidade Libertária, do Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais da PUC-SP.

Outubro de 2020 | Universidade | Exposição

2º Salón de Gráfica Universitaria Nacional, Edición Latinoamérica

A ponta-seca "Beija-flor" foi selecionada para o 2º Salón de Gráfica Universitaria Nacional, Edición Latinoamérica, organizado pelo Taller Anacrónico, da Universidad El Bosque, em Bogotá, Colômbia. A exposição acontece de 26 a 31 de Outubro, e entrei como estudante do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Artes da Unicamp.

Janeiro de 2020 | Universidade | Publicação | Exposição

Esta é a noite: ponta-seca e maneira-negra

A dissertação de mestrado em Artes Visuais do Instituto de Artes da Unicamp foi defendida na Galeria de Arte do IA, com exposição das gravuras que produzi durante a pesquisa.
A comissão examinadora da defesa foi composta por Sergio Niculitcheff, Luise Weiss e Danilo Perillo.

Orientador no mestrado, Sergio Niculitcheff escreveu o texto "Poéticas, pesquisa e procedimentos na obra de André Berger", uma apresentação sobre meu trabalho para a exposição, aberta à visitação de 14 de janeiro a 12 de fevereiro.

O formato de defesa acadêmica com exposição dos trabalhos foi tema da matéria "Por trás dos trabalhos artísticos, o conhecimento teórico e crítico", que aborda algumas especificidades da linha de pesquisa Poéticas Visuais e Processos de Criação.

Outubro-novembro de 2019 | Universidade | Publicação | Exposição

Mostra Internacional de Maneira Negra

Em 2019 realizamos a Mostra Internacional de Maneira Negra no Instituto de Artes da Unicamp. Contamos com a participação de 37 artistas de 22 países, com as 84 gravuras selecionadas expostas na Galeria do Instituto de Artes e no Laboratório de Gravura, onde também foram recebidos os artistas convidados Nori Figueiredo e Rubens Matuck para palestras e demostrações abertas ao público geral.

Desenvolvi a ideia do evento junto com o Danilo Perillo, a Luise Weiss e o Sergio Niculitcheff, envolvendo na organização e produção professores, alunos (da graduação e pós) e funcionários da Galeria, do Laboratório, do Gabinete de Estampas e do Instituto de Artes.

A exposição foi de 23 de outubro a 19 de novembro de 2019, na Galeria de Arte do IA e no Laboratório de Gravura da Unicamp. A demonstração de impressão e palestra "Mezzotinta e a invenção da quadricromia", com Nori Figueiredo: dia 05 de novembro, no LabGravura. A apresentação de gravuras, álbuns e matrizes e palestra "Processos de combinação de cores na gravura de maneira-negra", com Rubens Matuck: dia 14 de novembro, no LabGravura.

As obras foram incorporadas ao acervo do Gabinete de Estampas: Departamento de Desenhos e Gravuras da Unicamp. Participaram artistas da Austrália, Brasil, Canadá, China, Colômbia, Croácia, Eslováquia, EUA, França, Geórgia, Índia, Inglaterra, Japão, México, Montenegro, Polônia, Portugal, Reino Unido, Romênia, Rússia, Tailândia e Taiwan.

Em junho de 2022 foi publicado o catálogo da Mostra, em edição digital, com textos de apresentação dos organizadores. No Gabinete, a Coleção Maneira Negra tornou as gravuras da exposição acessíveis para consulta, apreciação e pesquisa, mantendo a Mostra Internacional de Maneira Negra disponível para um olhar mais aprofundado na Universidade Estadual de Campinas e para novas exposições, juntamente com as outras coleções do departamento, que podem ocorrer também fora da Unicamp. De setembro de 2022 à janeiro de 2023 ocorre na Biblioteca de Obras Raras Fausto Castilho a exposição "Grassmann e as coleções do Gabinete de Estampas da Unicamp", que conta com o texto "A Coleção Maneira Negra", em que relato esse caminho das obras da Mostra para o Gabinete.

Setembro-outubro de 2019 | Exposição

Festival Internacional de Artes Gráficas de Krasnodar, Rússia

A maneira-negra "Casta" está entre os 400 trabalhos de 175 artistas gráficos de 31 países selecionados para o Festival Internacional de Artes Gráficas de Krasnodar, na Rússia. Exposição de 12 de setembro a 13 de outubro no Museu de Arte Kovalenko.

Fevereiro de 2019 | Universidade | Exposição

Intercâmbio Internacional - Gravura: Práticas Híbridas

Exposição coletiva no Museu da Universidade de Antioquia, em Medellín, Colômbia, com colegas da Pós-graduação em Artes Visuais do Instituto de Artes da Unicamp. Depois da exposição, aberta de 21 de fevereiro a 30 de maio, as gravuras “Casta”, “Ruína”, “Restos do cais”, “Juntacadáveres”, “Larsen anda no mau tempo” e “Puerto Astillero” fazem parte do acervo do MUUA.

O Projeto cultural foi realizado em cooperação Brasil, Colômbia e Sérvia, pela Galeria de Arte do Instituto de Artes da Unicamp com a Universidade de Antioquia e a Faculdade de Artes da Universidade de Pristina.

Novembro de 2018 | Exposição

Bienal Osten de Desenho da Escópia, Macedônia

Participação com duas mezzotintas (“Casta” e “Ruína”) na Bienal Osten de Desenho, na Escópia (Macedônia).

Maio de 2018 | Universidade | Exposição

André Berger na FAAL

Exposição individual com gravuras, desenhos e ilustrações na Galeria da FAAL, em Limeira (SP).
Palestra e demonstrações sobre gravura em metal para os alunos da faculdade.

Galeria da FAAL
05-29/maio, 2018
Visitação de segunda a sexta, das 19 às 22 horas

Agosto de 2017 | Exposição

4º Festival Internacional de Mezzotinta de Ecaterimburgo, Rússia

De 18 a 22 de agosto, o Festival dedicado exclusivamente à maneira-negra expõe, no Museu de Belas Artes de Ecaterimburgo, minha gravura "Juntacadáveres".

(facebook.com/MezzoFest/)
(instagram.com/mezzofest/)

Agosto de 2017 | Exposição

19ª Bienal Internacional de Gravura de Varna, Bulgária

A ponta-seca "Restos do Cais" e a maneira-negra "Juntacadáveres" foram selecionadas para a exposição da Bienal, na Galeria de Arte ‘Boris Georgiev’ da Cidade de Varna, Bulgária.

Galeria de Arte ‘Boris Georgiev’
Abertura: 11 de agosto de 2017
11/ago - 30/set, 2017
1, Liuben Karavelov St., Varna

Outubro-novembro de 2016 | Exposição

4ª Bienal de Artes Gráficas do País Sículo, Romênia

Com exposições no Centro de Artes da Transilvânia e no Museu Nacional Szekler, a 4ª Bienal de Artes Gráficas de Székelyföldi, na Romênia, recebe a maneira-negra "Juntacadáveres".

Centro de Arte da Transilvânia
Abertura: 12 de outubro de 2016, 17h
12/out - 13/nov, 2016
Sfântu Gheorghe

Dezembro de 2015 | Exposição

Celebrating Print, EUA

Participação (como cidadão croata), com minha gravura em maneira-negra "Juntacadáveres", na CPC 2015 − mostra anual de gravuras contemporâneas de artistas do Leste Europeu, promovida pelo KADS New York.

BBLA Gallery
Abertura: 08 de dezembro, 18h30 - 20h30
07/dez/2015 - 13/jan/2016
321 East 73rd Street, New York, NY 10021
Bohemian National Hall

2015 | Universidade | Publicação

Revista Rapsódia nº9

Publiquei alguns desenhos (feitos entre 2010 e 2015) entre os textos da Revista Rapsódia nº9, almanaque de filosofia e arte do Departamento de Filosofia – FFLCH – da Universidade de São Paulo.

Novembro de 2015 | Exposição

9º Salão de Artes Plásticas de Ponta Grossa

Participação no Salão, na Estação Arte, com as gravuras em ponta-seca "Um", "Carniça" e "Revoada".

Estação Arte
Abertura terça-feira, 24 de novembro
Visitação até o dia 11 de dezembro
Segunda a sexta, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h30

Maio-julho de 2015 | Residência | Exposição

Galeria Marta Traba

Depois de frequentar o Ateliê Livre de Gravura da Galeria Marta Traba, do Memorial da América Latina (São Paulo - SP), participei no mesmo local da Residência Artística "Interações Gráficas", com orientação de Nori Figueiredo.

Durante a residência desenvolvi uma série de gravuras a partir do romance O Estaleiro, do uruguaio Juan Carlos Onetti. Essas estampas ("Restos do Cais", "Juntacadáveres", "Larsen anda no mau tempo" e "Puerto Astillero") fazem parte das Exposições de Gabinete da Galeria Marta Traba, de 02 a 16 de julho.

Maio de 2015 | Exposição

SP Estampa

Participação na exposição coletiva SP Estampa, da Galeria Gravura Brasileira, com as gravuras em ponta-seca "Um", "Revoada" e "Carniça".

Galeria Gravura Brasileira
Abertura dia 12 de maio, das 17h as 22h
Visitação de 13 de maio a 20 de junho
Segunda a sexta das 10h as 18h, sábado das 11h as 13h
Rua Dr. Franco da Rocha, 61, Perdizes
São Paulo - SP

2013 | Encomenda

Cervejaria Macumba

Desenho de marca para a Cervejaria Macumba, de Ribeirão Preto (SP).

Outubro de 2013 | Publicação

Goró – Só Mais Uma Ultiminha

Os desenhos da série "Só Mais Uma Ultiminha" foram publicados na coletânea Goró, gibi independente lançado pelo selo Gordo Seboso.

2012 | Encomenda | Publicação

Teco, o garoto que não fazia aniverário

Ilustrações, capa e projeto gráfico do livro de Marcelo Mirisola e Furio Lonza, publicado pela editora Barcarolla.

2012 | Exposição

República dos Arrombinhas

Evento com lançamento e exibição de filmes, shows e exposição coletiva de desenhos e gravuras.

República dos Arrombinhas
Abertura sábado, dia 06 de outubro, a partir das 16h00
Associação Cultural Cecília
Rua Vitorino Carmilo, 449, Santa Cecília
São Paulo - SP

2012 | Encomenda

Kinyoku – Pequeno Submundo

Cartaz do filme "Kinyoku - Pequeno Submundo", curta metragem de Ricardo Pinheiro. O desenho foi feito com nanquim e as letras do título e os espaços para inserção dos créditos abertos com rasgos no papel.